Corpo Docente

 
Diogo Valença de Azevedo Costa – Coordenador
Maria Salete de Souza Nery – Vice-Coordenadora
 

Professores Permanentes

Ana Paula Comin de Carvalho: possui doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Área de atuação: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, desenvolvendo pesquisas principalmente nos seguintes temas: identidade étnica, territorialidade, comunidades remanescentes de quilombos, quilombos urbanos e patrimônio imaterial. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6114938381101167 .

Ângela Lucia Silva Figueiredo: possui doutorado em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução – SBI/IUPERJ (2003) e Pós-doutorado no Carter Woodson Institute (UVA-EUA/2006). É professora associada ao Programa de Pós-graduação em Estudos Étnicos e Africanos (Pós-Afro/UFBA). Área de atuação: identidade negra, racismo embranquecimento, mobilidade social, classe média negra, relações de gênero, política do corpo, beleza negra, sexualidade e prevenção do HIV-AIDS. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6332981346537949 .

Antônio Eduardo Alves de Oliveira: Possui graduação em Ciências Sociais (concentração em Ciência Política) pela Universidade Federal da Bahia (1995), mestrado em Ciências Sociais – UFBA (2002) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Área de atuação: Ciência Política. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5328791534046777.

Diogo Valença de Azevedo Costa: possui e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Atual coordenador do Colegiado da graduação em Ciências Sociais da UFRB. Área de atuação: Florestan Fernandes, José Carlos Mariátegui, Relações Raciais, Pensamento Social Brasileiro, Pensamento Social Latino-Americano, Socialismo e Marxismo. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2479674991874027 

Kabengele Munanga: possui Graduação em Antropologia Cultural pela Université Officielle Du Congo à Lubumbashi (1969) e Doutorado em Ciências Sociais (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1977). Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: racismo, identidade, identidade negra, África e Brasil. LATTES: http://lattes.cnpq.br/7127393102182978.

Maria Salete de Souza Nery: Possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2009), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (2000) e graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (1996). Atualmente é pesquisador do Grupo Cultura, Memória e Desenvolvimento (UnB) e professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Área de atuação: Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica e Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: economia simbólica, consumo, cultura, moda. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9960252288161744.

Nilson Weisheimer: possui doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Ganhador do Prêmio Capes de Teses 2010. Área de atuação: Juventude, Agricultura Familiar, Projetos Profissionais, Políticas Públicas e Desenvolvimento. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8189989792551322 .

Osmundo Santos de Araujo Pinho: possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (FAPESP). Atualmente é Visiting Scholar no African and African Diaspora Studies Department da Universidade do Texas, em Austin, com apoio da CAPES, por meio de bolsa “Estagio Senior”. Área de atuação: Teoria Antropológica, Estudos Pós-Coloniais e Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: relações raciais, sexualidade e gênero. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7943108749679220 .

Riccardo Cappi: Doutor pela Escola de Criminologia da Universidade Católica de Louvain Bélgica (2011), revalidado pela programa de Doutorado em Sociologia e Direito, da UFF (2012). Título da tese: "Motivos do controle e figuras do perigo. A redução da maioridade penal no debate parlamentar brasileiro". Possui Mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Louvain de Louvain (1988), revalidado pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2003). Graduação em Criminologia Universidade Católica de Louvain e Universidade de Montreal – Canadá (1992), Licenciatura em Habilitação para o Ensino pela Universidade Católica de Louvain Bélgica (1990). Atualmente é Professor titular na UEFS e Coordenador do Grupo de Pesquisa em Criminologia (desde 2008), ministrando as disciplinas Criminologia e Metodologia da Pesquisa, na Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Professor titular e Coordenador do Grupo de Pesquisa na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no Curso de Direito, ministrando a disciplina Criminologia e Seminário Interdisciplinar de Pesquisa. Responsável por atividades de extensão relacionadas aos órgãos de Segurança Pública e Justiça Criminal. Professor colaborador do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania (UFBA), ministrando a disciplina Sociologia do Crime. Professor em cursos de Pós-Graduação latu sensu, como a Especialização em Políticas e Gestão de Segurança Pública (UFBA e UFS) e a Especialização em Prevenção da Violência, Promoção da Segurança e Cidadania (UFBA). Tem experiência nas áreas de Criminologia e Sociologia Criminal, atuando principalmente com os seguintes temas: estudo do controle social, segurança pública, justiça criminal, análise de produção legislativa, delinquência juvenil, práticas educativas e de prevenção, medidas sócio-educativas. Membro do Laboratório de Estudos em Segurança Pública, Cidadania e Solidariedade (FFCH/UFBA) e do Colegiado do Curso de Especialização: Atenção Integral ao Consumo e aos Consumidores de Álcool e Outras Drogas (CETAD/UFBA), desde 2012. Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4123441E8

Walter da Silva Fraga Filho: possui doutorado em História Social pela Universidade Estadual de Campinas UNICAM (2004). Bolsista em Produtividade de Pesquisa do CNPq 2F. Coordenador do Centro de Memória e Documentação do Recôncavo (UFRB). Autor de “Encruzilhadas da Liberdade – Histórias de escravos e libertos na Bahia (1870-1910)”, vencedor do Prêmio Clarence Haring, da American Historical Association (2011). Área de Atuação: Bahia, pobreza, escravidão, abolição e pós-abolição. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9826748784191387 .

Wilson Rogério Penteado Júnior: Graduado em Ciências Sociais nas modalidades Licenciatura Plena em Ciências Sociais e Bacharelado em Antropologia Social pela UNICAMP (2001). Mestre em Antropologia Social pela mesma Universidade (2004). Doutor em Antropologia Social também pela UNICAMP (2010). É Professor Adjunto de Antropologia, nível 2, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, onde atua como pesquisador no grupo “Corpo e Cultura”, lecionando no Centro de Artes, Humanidades e Letras, sediado na cidade histórica de Cachoeira-BA. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4165914656561294.

 

Professores Colaboradores

Antonio Liberac Cardoso Simões Pires: possui doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2001). É coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFRB. Área de atuação: História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura negra, cultura popular, capoeira, campesinato negro e história social. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6679456610381903 .

Edgilson Tavares de Araujo: Doutor e mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Estratégias de Mobilização e Marketing Social pela Universidade de Brasília / Unicef. Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraíba. Realizou estágio doutoral sanduíche em Lisboa – Portugal, na Universidade Católica Portuguesa. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na área de Políticas Públicas, exercendo atualmente o cargo de Assessor da Direção do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL). Vice-líder do Grupo de Pesquisa CNPq – Processos de Inovação e Aprendizagem em Políticas Públicas e Gestão Social e pesquisador do Observatório da Formação em Gestão Social. Membro da Rede de Pesquisadores de Gestão Social (RGS). Consultor do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome / Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (MDS/PNUD). Membro da Câmara Interdisciplinar da FAPESB e do Conselho de Administração da APAE de Salvador. Foi professor e coordenador de cursos de graduação e pós-graduação no Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE); Escola de Administração da UFBA; Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS); Unifacs. Atuou como gestor de organizações da sociedade civil tais como Federação Nacional das APAEs, Instituto APAE-SP, Sense International, Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial, Programa Artesanato Solidário, entre outros. Possui experiência e tem interesse nos seguintes temas/áreas: análise de políticas públicas; política e gestão da Assistência Social; gestão social; pessoas com deficiência; relações Estado-Sociedade; gestão pública; formação de gestores sociais. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4133662768939036

Herbert Toledo Martins: possui doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Pesquisador do Instituto de Estudos em Administração Institucional de Conflitos (INCT-IneAC). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Conflitos e Segurança Social – GPECS/UFRB. Área de atuação: desenvolvimento e suas interfaces com drogas, crime, violência e segurança pública. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7404757966009813 .

Maurício Ferreira Silva: Possui graduação e mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutorado, também na área de Ciências Sociais, pelo PPGCS da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Área de atuação: Ciências Sociais, com ênfase em Instituições Políticas, Poder e Desenvolvimento, Política e Mídia, Cidadania e Educação. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6622194022254911.

Suzana Moura Maia: Possui graduação em Ciências Sociais (concentração em Antropologia) pela Universidade Federal da Bahia (1992), mestrado em Antropologia pelo Hunter College, City University of New York (1999), doutorado em Antropologia pelo Graduate Center, City University of New York (2007), e pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É também pesquisadora associada do Programa de Pesquisa sobre Populações Indígenas do Nordeste Brasileiro (PINEB) e líder do grupo de pesquisa Memórias, Processos Identitários e Territorialidades no Recôncavo da Bahia (MITO).  Área de atuação: gênero, sexualidade, relações raciais e transnacionalismo; e etnicidade/gênero e organização política. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8668343061037689.

 

Professor Pesquisador Senior

Kabengele Munanga: possui Graduação em Antropologia Cultural pela Université Officielle Du Congo à Lubumbashi (1969) e Doutorado em Ciências Sociais (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1977). Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: racismo, identidade, identidade negra, África e Brasil. LATTES: http://lattes.cnpq.br/7127393102182978.

 

Bolsista Pós-Doutorado

Zelinda dos Santos Barros: possui Doutorado  em Estudos Étnicos e Africanos (CEAO/UFBA),  Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2003) e Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2000). Especialista em Educação à Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (2008). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Gênero e Relações Raciais, atuando principalmente nas seguintes sub-áreas temáticas: História e Cultura Afro-brasileiras, Educação e Relações Étnico-raciais e de Gênero, Educação a Distância, Mulher, Representações Sociais, Família. Trabalhou com EAD em Projetos de Formação de Professores do MEC/SECAD (UNIAFRO, UAB/Rede de Educação para a Diversidade), tendo como parceira a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Experiência em Tutoria Online e Design Instrucional na plataforma Moodle. Coordenou o Curso de Formação de Professoras/es para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileiras (CEAO/UFBA), de 2007 a 2013. Consultora em Educação a Distância, Educação e Diversidade (Gênero e Relações Étnico-raciais). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinaridade na Graduação (NUPI), da UCSal, e do Grupo de Estudos em Gênero, Raça e Subalternidade, da UFRB. Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) – Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768689P8.