Uma proposta dentro da perspectiva comparada

Dois eventos importantes para a melhor compreensão dos processos sociais mediante as configurações  históricas, políticas e culturais, serão realizados em Cachoeira, no Recôncavo da Bahia contemplados pelo edital da Capes: o II  Encontro Brasil – Colômbia e o VIII Seminário do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais “Sul Global: Distâncias e Vizinhanças”.

A reflexão proposta foca no método comparativo, uma herança clássica das ciências sociais, que possibilita pesquisadores a avaliar questões entre territórios geográficos. A perspectiva comparada é um instrumento intelectual para pensar a construção de políticas públicas e tecnologia social, capazes de mudar a realidade em comunidades menos favorecidas. Ao trazer este método como alicerce do pensamento, a organização dos eventos propõe a comparação entre Brasil e Colômbia como objetos de estudo gerando possibilidades de surgirem projetos originais de pesquisa. As questões levantadas poderão apresentar recortes do ponto de vista do contexto eixo Global Sul, como também do sistema hegemônico mundial.

O objetivo principal dos eventos é promover projetos coletivos e interinstitucionais de investigação. Os pesquisadores apresentarão trabalhos realizados em parcerias. Serão avaliações conjuntas sobre temas que permeiam a sociedade como violência, economia, gênero, arte, educação entre outros. Os diálogos serão ampliados mediante a apresentação de trabalhos acadêmicos dos mestrandos em Ciências Sociais da UFRB, com área de concentração em Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento, foi criado no ano de 2009, porém tendo sua primeira turma de mestrado iniciada em 2010. O PRograma de Pós-Gradução em Ciências Sociaisestá estruturado em duas linhas de pesquisa, “Identidade e Diversidade Cultural” e “Desigualdades Sociais e Políticas de Desenvolvimento Territorial”, cujas pesquisas se voltam em grande parte para processos sociais, culturais e políticos da região do Recôncavo da Bahia, sempre em termos comparativos com recortes mais amplos, nacionais e internacionais.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (PPGCS/UFRB), em parceria com o Bacharelado em Ciências Sociais da UFRB, o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC/FGV), o Instituto de Estudos da África/UFPE, Universidad Nacional Pedagógica e Universidad Santo Tomás, as duas últimas sediadas na Colômbia, são os promotores dos eventos.

  • O que: O II Encontro Brasil-Colombia e o VIII Seminário do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais “Sul Global: Distâncias e Vizinhanças”;
  • Quando: entre os dias 24 e 28 de setembro de 2018;
  • Onde: Centro de Artes, Humanidades e Letras e Auditório da Fundação Hansen Bahia, Cachoeira;
  • Horário: das 08h às 21h.